55 (47) 3241-0800

NOSSO BLOG

Todas as novidades em um só lugar

BLACK FRIDAY: EXPECTATIVAS PARA A SEXTA MAIS MOVIMENTADA DO ANO

27 de novembro de 2019

Dia 29/11 é a data mais aguardada por comerciantes e consumidores: é dia de Black Friday. Trata-se de uma das sextas-feiras mais movimentadas do ano, que oferece uma infinidade de promoções aos consumidores, principalmente no mercado online.

A Black Friday existe no Brasil desde 2010, quando faturou cerca de 3 milhões de reais em vendas. Em 2011, os números já teriam saltado para 100 milhões. Com o crescimento do mercado online, a data ganhou destaque e relevância a cada ano. E a expectativa para este ano é ainda mais alta.

Expectativas e impactos para o e-commerce

Em função da mudança nos hábitos de consumo, a demanda atual por compras online cresceu. Poder comprar sem sair de casa tornou-se muito simples e prático e incidiu diretamente no desenvolvimento do comércio eletrônico.

Para a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a ABComm, o volume de vendas no e-commerce deve chegar a quase 80 bilhões de reais em vendas, o que representaria um crescimento médio de 18% em relação ano passado e o maior avanço registrado desde 2015 no Brasil.

Já para os idealizadores do evento no país, o ticket médio de compra deve girar em torno de R$ 600,00; 70,2% dos consumidores que planejam comprar durante a Black Friday revelaram que pretendem gastar mais de R$ 500,00 em compras. O ticket médio é alto nesta data porque é o momento que o consumidor reserva para comprar itens de maior valor agregado, devido à redução de preço. Dos itens a serem comprados, o celular sai na frente, com 37% de intenção de compra entre os consumidores.

A região que deve apresentar o crescimento mais expressivo é a Nordeste, com 14% de participação nas vendas, enquanto a Sudeste permanece como campeã, somando aproximadamente 61% de todo o faturamento durante a Black Friday.

Loja física também será destino para compras

Apesar da data ser mais conhecida no e-commerce, ela continua crescendo nas lojas físicas. Segundo uma previsão do Google, em parceria com a consultoria Provokers, pela primeira vez, o número de consumidores em lojas físicas e no comércio eletrônico deve ser igual. Essa mudança é impulsionada pela tendência de consumo multicanal e também pelo aumento da preferência pelas pick ups stores, onde o cliente compra pelo site e retira a mercadoria diretamente na loja. Além de não apresentar custo de frete, esta opção traz outra vantagem importante: a mercadoria fica disponível para o consumidor de forma mais rápida, um ponto muito positivo para quem está ansioso com a compra.

Com a expectativa alta, esperamos que a Black Friday 2019 supere as previsões e traga excelentes movimentação econômica para o país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *