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ENCANTANDO CLIENTES A PARTIR DA CUSTOMER EXPERIENCE

15 de janeiro de 2020

Conhecendo o que é CX

Hoje, as empresas já perceberam que um produto ou serviço brilhante não são garantias de fãs ou bons resultados para suas marcas. É preciso olhar para a percepção do consumidor em relação à empresa da qual compra. Foi a partir daí que começaram a ser implementadas as estratégias de Customer Experience.

Customer Experience, conhecida resumidamente como CX, nada mais é do que a experiência do cliente. Trata-se de uma estratégia que ajuda na sua interação com a marca e que objetiva a sua máxima satisfação. Isso porque, cada vez mais, o consumidor exige das empresas e deseja ter suas expectativas não simplesmente satisfeitas, mas superadas com uma experiência positiva.

E adivinha só quem é o protagonista da estratégia de CX: o cliente, claro! Na estratégia de Customer Experience, todas as iniciativas apontam para gerar sentimento positivo nas interações do cliente com a marca, em todos os canais, a todo momento.

Atenção: o preço não é mais decisivo para muitos consumidores. O cliente está disposto a pagar mais caro para ter uma boa experiência de compra, o que significa que vale muito a pena investir em interações bacanas durante a jornada de compra.

Como melhorar a experiência do meu consumidor?

O primeiro passo é estar atualizado quanto aos avanços tecnológicos dos canais de comunicação e também quanto às transformações e tendências de comportamento. A CX é totalmente passível de mudanças, pois está centrada em pessoas, as quais mudam a todo o tempo.

Além disso, listamos algumas estratégias fundamentais de Customer Experience que, sem dúvidas, podem melhorar a experiência dos seus clientes:

Omnichannel

Você conhece esse termo? Estamos falando de uma estratégia que usa de forma simultânea e interligada a comunicação em diferentes canais pelos quais o consumidor contata a marca. Ser omnichannel é considerada uma obrigação para as empresas que querem por em prática a estratégia de CX, cabendo à companhia buscar sua adaptação ao canal de comunicação escolhido pelo cliente.

Automação de atendimento

Com os avanços na inteligência artificial, os chatbots têm ficado mais assertivos e acessíveis. Os chatbots são programas de computador que simulam um ser humano na conversação com as pessoas. Hoje, por exemplo, existem versões gratuitas para instalação em sites e páginas de redes sociais. Eles otimizam e padronizam a comunicação, solucionando previamente questões e situações que normalmente seriam resolvidas por pessoas. Para as empresas que desejam otimização e praticidade, a automação é uma grande aliada.

Personalização

Ofereça aquilo que o cliente quer. Para isso, você precisará conhecer e identificar seu perfil. A partir daí, personalize na comunicação e no produto ou serviço ofertado, oferecendo a coisa certa na hora certa.

Feedback

Respostas certeiras e rápidas fazem toda a diferença para quem está comprando. Procure sempre entender e responder seus clientes com base nas suas queixas e colocações. Além disso, é possível também implementar pesquisas de satisfação que captam os sentimentos do cliente e abrem espaço para relatos.

Treinamento

De nada adianta somente uma parte do seu time estar engajada em gerar experiência positiva para o cliente. É preciso treinar e formar toda a sua equipe, para que tenha o mesmo objetivo de encantar o consumidor.

Já parou para pensar qual impressão seus clientes têm da sua marca? Proporcione a ele uma experiência incrível, encante seus clientes e, consequentemente, seus resultados aparecerão.

2020: conheça as tendências de negócios para o ano

8 de janeiro de 2020

07/01: 2020 já começou com tudo. Junto com ele, chegam também as tendências de negócios que mais prometem se destacar no ano. Se você é um empreendedor, é importante conhecê-las para saber onde investir. Afinal, com o acirramento da concorrência e o aumento da exigência do consumidor, todo cuidado na hora de empreender é pouco. Se você é somente consumidor, o simples fato de ficar antenado ao que está em voga já é, por si só, um bom argumento para conferir as tendências.

Com mercados novos, diretamente relacionados à movimentação da nossa economia, novas mudanças começaram a ser traçadas para o futuro. No entanto, é importante dizer que as tendências não representam um futuro exato; elas são previsões realizadas com base nas mudanças econômicas e no jeito de consumir.

Separamos para você algumas que mais pretendem se destacar esse ano.

Clubes de Assinatura

Clubes como Spotify, Netflix, Amazon e assinaturas mensais de produtos ou serviços são tendências que se perpetuam durante esse ano. Cada vez mais, as pessoas tendem a assinar pacotes que lhes atraiam em função da comodidade e da ideia de receberem produtos surpresa em casa, como é o caso das assinaturas de cosméticos e livros, por exemplo, cujos itens enviados são baseados no perfil dos consumidores que os recebem.

Economia compartilhada

O aluguel tem substituído constantemente a compra. Investir em negócios com esse enfoque pode trazer bons retornos. Exemplos desse modelo compartilhado que vêm crescendo no mundo todo são Ifood, Uber Eats e Rappi, além de outros aplicativos que possuem o mesmo objetivo.

Mobilidade urbana

Hoje em dia, a mobilidade urbana vai muito além da locomoção e de se ter o próprio automóvel. O número de carros nas ruas vem crescendo em função dos novos meios de mobilidade que surgiram e que só tendem a crescer. Aplicativos de carona como Uber e Yellow continuam como tendência para 2020.

Mercado de games

Só no Brasil, o mercado de jogos online deverá crescer 13,4% nesse ano, a partir do aumento no número de designers e programadores atuantes na criação de games. Dessa forma, esse trabalho também acaba estimulando o empreendedorismo, uma vez que não é necessária infraestrutura muito grande ou complexa para começá-lo.

Se empreender é sua praia, avaliar constantemente as tendências ao longo do ano precisa ser a sua missão. Elas te ajudarão a direcionar seu negócio para o rumo certo e o manterão alinhado às mudanças de mercado. Por isso, pesquise sempre e mantenha-se atualizado quanto a elas

O NATAL 2019 E AS EXPECTATIVAS PARA O COMÉRCIO

17 de dezembro de 2019

Todo ano é recheado de datas comemorativas que agitam o comércio brasileiro. No entanto, a expectativa sempre aumenta quando o Natal, a época mais movimentada do ano, se aproxima para os lojistas.

Crescimento em vendas

Em 2019, a CNC, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, calcula que a data vai movimentar quase R$ 35 bilhões em vendas, avançando cerca de 4,8% em relação a 2018. Outro estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil mostrou que 77% dos consumidores pretendem presentear alguém no Natal. Estima-se que quase 120 milhões de brasileiros irão às compras este ano para garantir os presentes.

Para o economista da CNC, Fabio Bentes, a previsão é otimista em função de quatro fatores principais: inflação baixa, prazos maiores de crédito, liberação de FGTS e Pis/Pasep e discreta melhora no mercado de trabalho. Considerando a injeção do 13º salário na economia, a expectativa ficou ainda mais positiva.

Quais tipos de lojas devem vender mais?

A expectativa é que o volume maior aconteça nas lojas de móveis e eletrodomésticos, que somarão uma movimentação de R$ 3 bilhões. Supermercados e lojas de vestuário também esperam vender mais.

E quanto ao local preferido para fazer as compras?

O estudo identificou que lojas de departamento são as mais queridas por 41% dos consumidores para as compras de Natal. Apresentando o mesmo número, estão as lojas online, cujas vendas devem crescer cerca de 6% em comparação a 2018. O comércio eletrônico espera faturar R$ 11,8 bilhões neste Natal. A ABComm, associação que representa o comércio eletrônico, calcula que o consumidor brasileiro gastará 310 reais por compra. Em seguida às lojas online, foram apontados como lugares favoritos para as compras os shoppings centers, os shoppings populares e as lojas de rua.

Mais contratações

Mais vendas representam mais demanda por trabalhadores temporários. A previsão do estudo estimou cerca de 73,8 mil contratações de trabalhadores formais para o Natal desse ano. Os segmentos de vestuário e calçadista são os destaques em números de contratações, seguidos dos supermercadistas e lojas de artigos pessoais e domésticos.

CONSUMO DIGITAL NO BRASIL

6 de dezembro de 2019

Com a transformação digital, forma de consumir do brasileiro sofreu diversas mudanças. Dispensar energia com compra online é cada vez mais recorrente entre os brasileiros, o que acabou mudando também o que eles consomem e como consomem.

Compra online

As melhorias dos canais de venda, da experiência de navegação na Internet e da confiança nos serviços online colaboraram para o aumento do consumo digital no Brasil. Para o consumidor, priorizar a economia de energia durante a compra online e reduzir o tempo gasto no processo são vantagens que o universo digital traz. De acordo com um estudo da Kantar, 74% dos brasileiros comprovaram a afirmação.

Muitos usuários acabam optando pela compra em sites internacionais em função dos preços reduzidos e da disponibilidade de produtos, visto que muitos não são encontrados em sites nacionais. Dessas vendas, 55% foram efetuadas em sites chineses.

Para os próximos anos, a expectativa é aumentar ainda mais o consumo por dispositivos móveis. Até 2021, espera-se que os smartphones tenham uma participação média de 41% nas compras.

Brasil: 3º maior consumidor de serviços sob demanda do mundo

Uma das categorias mais consumidas nos últimos meses é a de bens e serviços digitais, que já representa a maioria das compras online do consumidor brasileiro, segundo estudo da Fiserv, empresa de tecnologia de informação e serviços. Para se ter ideia, o Brasil já é o terceiro maior consumidor de serviços sob demanda do mundo.

A entrega de restaurante é, sem dúvidas, um desses serviços mais populares no país, com a ascensão de plataformas como iFood, Uber Eats e Rappi. Serviços de corrida compartilhadas e de assinaturas de streaming de vídeo e música também são outros exemplos sob demanda que vêm crescendo consideravelmente. A assinatura de música, por exemplo, foi mencionada por 34% dos entrevistados durante o estudo. Junto com Argentina e México, o Brasil está entre os principais países em números de downloads e streaming de música.

BLACK FRIDAY: EXPECTATIVAS PARA A SEXTA MAIS MOVIMENTADA DO ANO

27 de novembro de 2019

Dia 29/11 é a data mais aguardada por comerciantes e consumidores: é dia de Black Friday. Trata-se de uma das sextas-feiras mais movimentadas do ano, que oferece uma infinidade de promoções aos consumidores, principalmente no mercado online.

A Black Friday existe no Brasil desde 2010, quando faturou cerca de 3 milhões de reais em vendas. Em 2011, os números já teriam saltado para 100 milhões. Com o crescimento do mercado online, a data ganhou destaque e relevância a cada ano. E a expectativa para este ano é ainda mais alta.

Expectativas e impactos para o e-commerce

Em função da mudança nos hábitos de consumo, a demanda atual por compras online cresceu. Poder comprar sem sair de casa tornou-se muito simples e prático e incidiu diretamente no desenvolvimento do comércio eletrônico.

Para a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a ABComm, o volume de vendas no e-commerce deve chegar a quase 80 bilhões de reais em vendas, o que representaria um crescimento médio de 18% em relação ano passado e o maior avanço registrado desde 2015 no Brasil.

Já para os idealizadores do evento no país, o ticket médio de compra deve girar em torno de R$ 600,00; 70,2% dos consumidores que planejam comprar durante a Black Friday revelaram que pretendem gastar mais de R$ 500,00 em compras. O ticket médio é alto nesta data porque é o momento que o consumidor reserva para comprar itens de maior valor agregado, devido à redução de preço. Dos itens a serem comprados, o celular sai na frente, com 37% de intenção de compra entre os consumidores.

A região que deve apresentar o crescimento mais expressivo é a Nordeste, com 14% de participação nas vendas, enquanto a Sudeste permanece como campeã, somando aproximadamente 61% de todo o faturamento durante a Black Friday.

Loja física também será destino para compras

Apesar da data ser mais conhecida no e-commerce, ela continua crescendo nas lojas físicas. Segundo uma previsão do Google, em parceria com a consultoria Provokers, pela primeira vez, o número de consumidores em lojas físicas e no comércio eletrônico deve ser igual. Essa mudança é impulsionada pela tendência de consumo multicanal e também pelo aumento da preferência pelas pick ups stores, onde o cliente compra pelo site e retira a mercadoria diretamente na loja. Além de não apresentar custo de frete, esta opção traz outra vantagem importante: a mercadoria fica disponível para o consumidor de forma mais rápida, um ponto muito positivo para quem está ansioso com a compra.

Com a expectativa alta, esperamos que a Black Friday 2019 supere as previsões e traga excelentes movimentação econômica para o país.

Na era da experiência: descubra como tornar sua marca mais relevante para seus clientes

19 de novembro de 2019

Vivendo em uma era com milhares de marcas competindo pela escolha do consumidor, encontrar uma forma de tornar a sua empresa relevante e atrativa para ele é uma missão desafiadora.

A busca pela experiência

Não é à toa que a busca pela experiência tem crescido muito nos últimos tempos. A Salesforce, uma das mais conhecidas empresas de CRM do mundo, divulgou em um de seus estudos que 89% dos consumidores brasileiros consideram a experiência tão ou mais importante do que o próprio produto em si. Afinal, a experiência que um consumidor teve com uma marca, seja ela boa ou ruim, dita como todo o restante do processo funcionará.

Experiência como diferencial

É nesse momento que o marketing de experiência pode ser um diferencial nas estratégias do seu negócio. Seu objetivo é tornar uma marca relevante para seus clientes a partir de interações e experiências a serem desenvolvidas com ele. Fazer marketing de experiência é usar a emoção dos clientes para conquistar, engajar e fidelizar, percebendo que, hoje, o produto não consegue mais ser o único protagonista da jornada.

Assim, alcançar um bom nível de relacionamento com os seus clientes é mais importante num primeiro momento do que fazer com que eles simplesmente adquiram seu produto ou serviço.

Para começar

Antes de começar a pensar em estratégias de experiência, é preciso ter consciência de que o cliente é o principal ativo da empresa. Logo, tudo gira em torno dele. Em um segundo momento, é necessário entender que o marketing de experiência gira em torno da verdade, da vontade e do valor.

Verdade

Para gerar uma experiência positiva, é preciso contar histórias reais que façam sentido para o cliente. Por isso, prometa aquilo que você pode cumprir e entregar.

Vontade

A verdade, se bem abordada, consegue criar no consumidor a vontade de se relacionar com a marca. Lembrete: fazer com que ele se relacione com a sua marca é essencial para que a compra aconteça nas demais etapas.

Valor

É a percepção dos clientes em relação à experiência e à conexão criadas com a marca.

Pergunte-se: qual experiência seu cliente quer ter com a sua marca? A partir daí, busque conhecê-lo a fundo para criar ações assertivas, baseadas na experiência que ele quer ter. Veja alguns exemplos que podem ser despertados no consumidor.

Percepção: é possível usar os 5 sentidos ou, até mesmo, mesclá-los. Pode ser uma experiência voltada à visão de algo diferente e uso de cheiros ou sons marcantes, por exemplo.

Sentimento: quando uma marca provoca, a partir da experiência, a emoção no consumidor.

Pensamento: quando o consumidor é envolvido na resolução do desafio proposto na ação.

Relacionamento: acontece quando há identificação entre cliente e marca. Entender que ele vem antes do processo de compra é essencial.

Promovendo ações que visam a experiência dos seus consumidores, ao final, você terá investido em diferenciação, engajamento, divulgação e relacionamentos mais fortes com a sua marca.

Políticas de qualidade e meio ambiente: saiba por que elas são essenciais para as empresas modernas

11 de outubro de 2019

Sustentabilidade: realidade comum a todos

Impacto ambiental, sustentabilidade e responsabilidade. Estes não são termos novos para as empresas, já que têm sido muito discutidos e considerados antes das grandes tomadas de decisão. Por isso, ignorá-los não compete mais ao presente. A realidade das empresas modernas é, cada vez mais, o avanço nessas discussões e no desenvolvimento de ações sustentáveis que buscam a própria integridade, além da do planeta.

Somos todos responsáveis

Você pensa que essa deve ser uma preocupação restrita às “grandes” companhias? A resposta é não. Essa preocupação não tem restrição, nem dono ou segmento específicos. A verdade é que os grandes responsáveis por pensar e agir de forma sustentável são todos os que atuam nos diferentes tipos de empreendimento. Pequenas, médias e grandes empresas, sejam elas comércios, indústrias ou qualquer tipo de instituição, independentemente do ramo de atuação, podem – e devem – fomentar essas discussões.

Por onde começar?

Caso a sustentabilidade ainda soe grego para você, saiba que ela pode ser mais simples do que pensa. E não começa com ações super complexas. O ideal é iniciar desenvolvendo uma política interna de meio ambiente ou de qualidade para a sua empresa, que nada mais é do que um material que descreverá como ela se posiciona diante do assunto, quais seus objetivos em relação ao tema, as principais orientações a serem seguidas e, ainda, quais ações praticadas ajudarão a colaborar com a manutenção dessa política.

Políticas de meio ambiente e qualidade

A política de meio ambiente, por exemplo, contém os direcionamentos e ações que buscam preservar o meio ambiente e causar o menor impacto ambiental possível. Já a política de qualidade, por sua vez, orienta sobre o funcionamento do sistema de gestão da qualidade adotado pela companhia, estabelecendo os requisitos que asseguram a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. O objetivo de ambas é ser uma base documental a fim de deixar os interessados cientes a respeito do posicionamento da empresa diante dessas questões.

Printbag: meio ambiente e qualidade em pauta

Aqui na Printbag, desenvolvemos ambas as políticas. Na política de meio ambiente, constam nossas diretrizes e os compromissos que buscam a melhoria contínua da empresa, pautada na sustentabilidade. Já na de qualidade, falamos sobre nosso Sistema de Gestão da Qualidade, procedimentos, ações preventivas e tratativas em casos de reclamação de clientes.

Que tal começar a pensar em desenvolver esses conceitos dentro da sua empresa também? Ter políticas claras facilitam a comunicação entre empresa e cliente, oferecem a possibilidade de consulta a qualquer tempo e são muito práticas, pois compilam orientações fundamentais em um único material que pode ficar ao alcance de todos. Além disso, o principal: desenvolvê-las demonstra o zelo da companhia em cuidar da sustentabilidade do próprio negócio e do planeta.

O impacto do design na embalagem

23 de julho de 2019

Quando um consumidor vai até o varejo fazer compras, a embalagem geralmente é o seu 1º contato,
não só com o produto no ponto de venda, mas com a marca. A seguir, entenda como
o design pode ser responsável pelo sucesso da embalagem.

Embalagens como estratégia de marketing

Comece a olhar para as embalagens como uma estratégia que pode potencializar a sua marca. Vistas como ferramentas de marketing, elas podem ser decisivas em uma decisão de compra. Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional das Indústrias, publicada pelo Sebrae, revelou que 75% das empresas que investiram em design tiveram crescimento nas vendas.

Proposta de valor

A sua marca tem uma proposta de valor que oferece ao público? Ela ainda não tem essa definição? Calma, isso é comum. Mas precisa mudar. Por isso, comece a pensar sobre o que a sua marca oferece de melhor ao seu público. Entender quem ela é, qual a sua missão e qual a sua proposta é o primeiro passo para a criação de uma embalagem de sucesso. Afinal, a proposta de valor deve ser comunicada nela de alguma forma.

Mais do que uma arte

Muitos têm a impressão de que o design é simplesmente a arte que estampa a embalagem, sem uma preocupação real em usá-lo para transmitir a identidade da marca. Porém, muito mais do que um mero layout, ele pode ser usado em seu favor para traduzir toda a essência da marca e, como colocado no ponto anterior, a sua proposta de valor. Elementos como cores, formas, imagens, fontes e até mesmo as palavras usadas podem colaborar para criar a imagem a ser transmitida.

Invista na diferenciação

Você já viu pessoas que compram de marcas por gostarem da embalagem? Um design bem elaborado, que evidencia originalidade, com certeza vai diferenciar a sua embalagem das demais. Em um universo no qual elas dominam e disputam a atenção do consumidor, ela precisa ser aquela que vai fazer a diferença no ponto de venda. Dessa forma, por meio da diferenciação, o poder de influência na decisão de compra é maior.

Design certo = marketing espontâneo

O resultado de um design original, que comunica a proposta da marca e que sabe diferenciá-la das demais é, de fato, uma ferramenta de marketing espontâneo para uma marca. Sabe aquela embalagem linda que a gente carrega com prazer pelas ruas e ainda reutiliza sempre que pode? Ela está carregando toda a sua essência, trazendo visibilidade para ela. Vale a pena investir, não é?

Então, pense bem sobre o impacto que um design inteligente tem sobre a sua embalagem e aproveite para investir nessa estratégia que pode resultar no crescimento da sua marca e no aumento das vendas.

Brand lovers: conquistando fãs para a sua marca

27 de junho de 2019

Muitos desejam simplesmente ter clientes, mas é possível ir além, convertendo-os
em fãs da sua marca. Neste post, vamos explicar qual a diferença
e dar algumas dicas do que fazer para transformá-los.

Clientes x fãs

Os brand lovers nada mais são do que os amantes da sua marca.

Para entender melhor, vamos começar falando sobre a diferença entre ambos os perfis pois, apesar do fato de os dois comprarem dela, há entre eles uma distinção crucial: o cliente pode se chatear, trocar o seu produto pela concorrência. Ao contrário, os fãs são apaixonados pela marca e não trocariam a experiência que têm com ela por outra. Eles se relacionam com a marca, identificam-se com os valores e o propósito e são fiéis a ela. Além de tudo, passam a recomendá-la para os demais a partir da experiência que têm com ela.

De repente fã?

Na verdade, converter clientes em fãs é uma longa jornada. Para se tornar um amante da sua marca, a experiência de quem compra precisa ser positiva e, de preferência, a expectativa precisa ser superada. Uma vez que a experiência foi boa, o cliente começa a interagir com a marca, tornando-se engajado.

Marca com propósito = fãs mais engajados

Clientes simplesmente compram produtos. Fãs compram propósito. E o propósito de uma marca é o seu principal legado. A sua marca pode reinventar os produtos ou serviços que oferece e, até mesmo, os preços que pratica. Mas se você tem fãs, eles te seguirão e continuarão com você, independentemente da mudança, pois o propósito permanece constante e acompanha qualquer transformação. Por isso, vale a pena investir em um propósito bem definido.

Saiba o que fazer

O primeiro passo para converter um cliente em fã é fidelizá-lo a longo prazo. Mas como? A equipe do portal E-commerce Brasil levantou quatro pontos principais a serem observados pelas marcas que desejam ter bem mais do que clientes:

  1. Consistência: seja consistente na qualidade, no atendimento, no propósito e naquilo que você promete ao cliente;

  2. Ofereça programas de personalização ou fidelidade para que ele tenha poder e opção de escolha, podendo fazer do seu próprio jeito;

  3. Construa conexão emocional a fim de melhorar a experiência e fazer com que o cliente se sinta importante;

  4. Reconheça: promova recompensas, descontos e ações promocionais. Aproveite para reconhecer aqueles que são fiéis com programas de fidelidade e incentivos.

Adquirir verdadeiros fãs da sua marca pode ser uma longa jornada.

Mas com essas dicas, começar a conquistá-los se tornará uma realidade. Experimente.

Semana Nacional do Meio Ambiente: pratique a cultura dos 5 Rs na sua rotina

6 de junho de 2019

No dia 05/06, celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data faz o mundo inteiro refletir sobre a consciência ambiental e, por isso, vamos falar sobre um tema que tem papel fundamental no desenvolvimento da sustentabilidade no planeta: a cultura dos 5 Rs.

A origem da cultura

Com o objetivo de ampliar as práticas que visam preservar o meio ambiente e pensando que cuidar do planeta vai muito além de destinar resíduos corretamente, foi instituída a cultura dos 5 Rs. Trata-se de um projeto educativo que visa transformar hábitos rotineiros da sociedade. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a política prevê a redução do consumo e o reaproveitamento de materiais.

Os 5 Rs

É importante lembrar que, muito antes de começar a pensar na geração de resíduos, é preciso olhar para a causa raiz: a fonte que os gera. Questionar-se se vale a pena produzir resíduos é o primeiro passo para aderir à mentalidade. Por isso, cada um dos Rs foi criado pensando em educar a sociedade desde o princípio, quando ainda está pensando em adquirir ou produzir algo. A seguir, vamos mostrar como aderir à política na prática do seu dia a dia.

Reduzir

Para reduzir, você deve se perguntar: é necessário adquirir esse produto ou serviço? O que eu posso fazer para evitar o desperdício? Avalie se você consegue diminuir a quantidade de resíduos que gera e se realmente precisa substituir algo que já tem por um item novo. Muitas vezes, é possível trocar ao invés de comprar.

Repensar

O segundo R pode ser o mais desafiante de todos. Repensar exige parar e avaliar o que está fazendo, o que é difícil quando estamos no piloto automático, agindo sem prestarmos atenção nos nossos hábitos. Procure fazer um esforço e pare para refletir consigo: o que posso mudar na minha rotina? Consigo fazer uma lista de compras somente com os itens necessários e ser fiel a ela, sem exceder o que foi planejado? Como posso incentivar o consumo responsável dentro de casa? Preciso realmente comprar algo novo?

Reutilizar

O terceiro R está baseado na seguinte pergunta: esse lixo é lixo mesmo? Parece besteira, mas algumas coisas que jogamos fora só vão parar no lixo por se tratarem de velhos hábitos. Se pararmos para pensar, muita coisa pode ser reutilizada ou, até mesmo, ser modificada e ter a sua utilidade transformada. Basta questionar-se como é possível reaproveitar. E lembre-se: se não for útil para você, pode ser para outra pessoa.

Reciclar

O quarto R tem muito a ver com o anterior. Olhando para algo que seria descartado, pense: esse lixo pode ser transformado em algo útil? Caso sim, pense se o processo pode ajudar a gerar empregos, economizar energia e até diminuir a exploração de recursos naturais. Vale a pensa refletir se realmente precisa ser descartado.

Recusar

O quinto R também não é uma missão fácil. Recusar, logo no princípio, é uma atitude que evita prejudicar o meio ambiente no final do processo. Você pode se perguntar: preciso de tantas sacolas plásticas assim? Preciso utilizar copos descartáveis ou mais do que 2 papéis toalha para enxugar as mãos? Produtos de procedência duvidosa, que não são amigos do meio ambiente, podem ser evitados por mim?

#Ficaadica

Essa é a cultura dos 5 Rs na prática. Vale lembrar que também fala-se inclusive em 3, 4 e, até mesmo, nos 7 Rs da sustentabilidade. Independentemente do número, o que vale é o recado que a mentalidade está passando para toda a sociedade de consumidores. Mudanças de hábito são um processo difícil. Porém, são necessárias para a preservação da nossa casa, o nosso planeta.