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10 curiosidades sobre os direitos do consumidor

14 de março de 2019

Hoje, dia 15/03, é comemorado o Dia Internacional do Consumidor.

Muita gente desconhece os diretos que tem na hora de adquirir algo novo. Por isso, veja as curiosidades que reunimos para você ficar bem ligado na sua rotina de consumidor:

1 – Perdi meu ticket de estacionamento: e agora?

Você sabia que, nessa situação, é obrigação do estabelecimento controlar o período de permanência do cliente? Dessa forma, somente o valor da estadia poderá ser cobrado. Cobranças adicionais são consideradas práticas abusivas perante o direito do consumidor.

2 – Perdi ou extraviei a minha comanda

O estabelecimento também não poderá cobrar do consumidor multa em valor excessivo. Aliás, essa prática é considerada ilegal perante o Código de Defesa do Consumidor. Assim como no caso anterior, é de responsabilidade do estabelecimento controlar os gastos do consumidor, e não o contrário.

3 – Veículo furtado ou danificado em estabelecimento comercial

Nesse caso, o responsável por reparar o dano ou o furto é o próprio estabelecimento, já que a situação ocorreu dentro do estacionamento.

4 – Lanche no cinema: pode?

Pode, sim. É permitida a entrada em cinemas com lanches comprados em outros estabelecimentos. Mas atenção: os cinemas têm direito de proibir a entrada com garrafas de vidro e bebidas alcoólicas, desde que também não disponibilizem esses produtos para venda.

5 – Taxa de desperdício

O Código de Defesa do Consumidor garante que a cobrança por sobra de comida no prato é considerada prática abusiva. Ou seja, apesar de ser fundamental ter bom senso na hora de fazer o seu prato, a cobrança é ilegal.

6 – A garantia estendida é obrigatória?

Não, e a sua contratação é facultativa. O consumidor deve ser informado a respeito dessa garantia no momento da contratação. Também é proibido condicionar a compra do item à contratação da garantia estendida, assim como condicionar concessão de desconto no preço mediante a sua aquisição.

7 – Comprei algo e me arrependi

O consumidor que realizou a compra fora do estabelecimento comercial (Internet, catálogo, telefone etc) tem até 7 dias para desistir do produto, contando a partir da data de recebimento. Para tanto, o item precisa estar intacto.

8 – Achei algo estranho na minha refeição

Caso encontre algum corpo estranho na refeição comprada em estabelecimento, você tem total direito de exigir uma nova ou ter o seu dinheiro de volta, independentemente da quantidade consumida.

9 – Meu pacote de viagem foi cancelado na véspera

Caso seu pacote turístico seja cancelado às vésperas da viagem, você tem direito à restituição integral do valor adicionado à indenização por danos morais.

10 – Cobrou errado, pagou dobrado

O Código de Defesa do Consumidor afirma: caso seja cobrada quantia indevida ao consumidor, ele tem o direito de receber valor igual ao dobro do que pagou indevidamente, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

INOVAR PARA MELHORAR

6 de março de 2019 , , , ,

No mercado atual, inovar não é uma questão de importância. É de sobrevivência.

“Inovação”. Segundo os dicionários, o termo traz consigo os significados que já conhecemos: “introduzir novidades; criar; inventar; renovar”.

Inovar: o que achamos que é?
De fato, para muitos, inovar é apenas um sinônimo de revolução tecnológica e de transformação de processos complexos. Mas se fosse assim, não seria possível inovar nem nos detalhes e nem com frequência, já que as transformações grandes vêm com o tempo. Porém, grandes transformações não incluem somente transformações grandes.

O conceito real
Muito mais do que uma transformação, precisamos entender que a inovação representa um processo contínuo de melhorias. Inovar é transformar efetivamente processos simples em processos mais claros. Norteada por essa mentalidade é que a cultura inovadora vai, aos poucos, sendo disseminada e “desmascarada” tanto no ambiente corporativo quanto no dia a dia pessoal, na medida em que compreendemos que inovar é mais simples do que julgamos ser.

Printbag: a constante busca por melhorar
Aqui na Printbag, estamos constantemente revendo nossos processos para que os resultados sejam melhor percebidos pelo cliente. Entendemos que os cuidados com o nosso time de colaboradores, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, o atendimento personalizado ao cliente e as ações de responsabilidade socioambiental, por exemplo, precisam de pequenas e grandes melhorias contínuas, ou seja, precisam de inovação. E movidos pela inovar, encantar e apaixonar é que buscamos melhorar sempre naquilo que fazemos de melhor.

Portanto, para se manter como concorrente no mercado, não basta ter ideias e agir. É necessário identificar a todo instante melhorias que podem ser praticadas com pequenos gestos inovadores, que começam por você mesmo.

Também curte inovar? Acompanhe a Printbag aqui pelo nosso site e também pelas redes sociais.

CURIOSIDADE ORIENTAL: VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NOS FUKUBUKUROS?

8 de fevereiro de 2019

Tendência no Japão, entenda por que os fukubukuros são as sacolas mais amadas do país.

Cada vez que chega o ano novo no Japão, as filas de diversas lojas do país tornam-se quilométricas. O motivo de tanta ansiedade e desejo de consumo? Nada menos do que os fukubukuros, as sacolas que levam os japoneses à loucura.

Conheça os fukubukuros
Em seu conteúdo, os fukubukuros trazem itens surpresa. Isso mesmo: os consumidores não sabem quais produtos vêm dentro das sacolas e nem as suas características. Mas independentemente se vão agradar ou, até mesmo, servir (no caso de o conteúdo ser um sapato, por exemplo), o fato é que os japoneses estão muito mais interessados em comprar algo que desconhecem do que algo que veem. E é aí que está a graça da tendência oriental.

O início da tradição oriental
Os fukubukuros são vendidos a partir do dia 1º de janeiro por diversas lojas de diferentes segmentos no Japão, e o conteúdo das sacolas varia conforme os produtos vendidos em cada loja. A tradição teve início quando o comércio precisava eliminar o estoque antigo em função do novo ano que se iniciava. Aos poucos, os japoneses foram aderindo ao costume e fizeram da ação comercial uma verdadeira febre nacional.

A graça está na surpresa
O preço das sacolas surpresa podem variar de poucos a centenas de dólares. Mas o fato de comprar algo que não se vê acaba não assumindo importância para os consumidores. Aliás, é justamente a emoção de não saber o que vem dentro dos fukubukuros que mantém a tradição de pé há tantos anos e faz a alegria dos consumidores e, é claro, do comércio japonês.

Quer ver mais curiosidades do universo das embalagens? Basta acompanhar a Printbag aqui no blog e nas redes sociais.

NATAL: TEMPO DE SE PLANEJAR COM ANTECEDÊNCIA

27 de novembro de 2018

Na época mais conturbada e festiva do ano, entenda por que antecipar a compra de embalagens para a sua loja é essencial.

Natal é tempo de preparar o negócio para a época de mais vendas no ano. Contratar funcionários novos, garantir os estoques, precificar os produtos e pensar em estratégias de atendimento são só alguns pontos que demandam atenção do gerente e do proprietário. São tantas coisas para se pensar que, muitas vezes, uma preocupação muito importante acaba ficando de lado: as embalagens para os seus produtos.

Naturalmente, Natal é tempo de presentear. Em função disso, o volume dos consumidores que vão às lojas a fim de encontrar algo que atenda aos seus desejos aumenta. E é pensando nisso que você, lojista, precisa planejar a compra das suas embalagens com antecedência.

Hoje, a maior parte das franquias são atendidas por um sistema de abastecimento que funciona a partir de pedidos feitos via online e que são entregues diretamente nos pontos de venda em poucos dias. Porém, os pequenos varejistas que possuem uma ou poucas lojas, os quais não são atendidos por este modelo, precisam se antecipar com muito mais antecedência.

Por isso, fique atento à nossa dica: nos próximos anos, comece a pensar nas suas embalagens bem cedo, no máximo até agosto. Isso porque as grandes indústrias ficam lotadas no segundo semestre do ano, sem espaço de produção. Além disso, o prazo de entrega fica bastante estendido, por conta das transportadoras, podendo durar mais de 2 meses. Entrando em contato com antecedência, você garante seu espaço e suas embalagens com tranquilidade.

Aqui na Printbag, temos uma equipe de atendimento experiente e acostumada a atender diversas demandas de final de ano. Além das próprias embalagens, oferecemos como cortesia a elaboração do layout, de acordo com o modelo escolhido e a essência de cada marca.

Tão importante quanto o produto, a embalagem é fundamental para a sua loja. Planejamento é tudo.

EMBALAGEM BONITA, PORÉM MAIS SIMPLES: DÁ PRA FAZER?

16 de novembro de 2018

A maioria dos lojistas acreditam que, para chegar ao resultado de uma sacola linda, é preciso investir em enobrecimentos que encarecem o produto. Mas nem sempre é assim.

Seria possível usar uma sacola mais básica e simples, sem enobrecimentos, e transformá-la numa obra de arte? A resposta é: sim, dá pra fazer! Muitas vezes, os enobrecimentos não combinam com a essência da sua marca e acabam se tornando dispensáveis no produto. Marcas mais despojadas e irreverentes, por exemplo, podem abusar da criatividade no layout e transformar algo aparentemente básico num resultado super original.

Então, já que quem manda é a arte, a dica é usar toda a criatividade. Aproveite elementos, imagens e cores que conversam entre si e que vão ao encontro da personalidade da sua marca. Você verá que, ao final, terá um produto único nas mãos dos seus clientes. Portanto, para quem não pode ou não tem necessidade de investir em enobrecimentos, a criatividade é a melhor saída.

Essa sacola do post faz parte da nossa linha do PrintVarejo. Ela foi produzida pela Printbag para a Uau Legal, loja de presentes e decoração. O próprio nome da loja já diz tudo sobre a sua essência e toda a criatividade na elaboração do produto transformou a sacola numa linda embalagem.