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Brand lovers: conquistando fãs para a sua marca

27 de junho de 2019

Muitos desejam simplesmente ter clientes, mas é possível ir além, convertendo-os
em fãs da sua marca. Neste post, vamos explicar qual a diferença
e dar algumas dicas do que fazer para transformá-los.

Clientes x fãs

Os brand lovers nada mais são do que os amantes da sua marca.

Para entender melhor, vamos começar falando sobre a diferença entre ambos os perfis pois, apesar do fato de os dois comprarem dela, há entre eles uma distinção crucial: o cliente pode se chatear, trocar o seu produto pela concorrência. Ao contrário, os fãs são apaixonados pela marca e não trocariam a experiência que têm com ela por outra. Eles se relacionam com a marca, identificam-se com os valores e o propósito e são fiéis a ela. Além de tudo, passam a recomendá-la para os demais a partir da experiência que têm com ela.

De repente fã?

Na verdade, converter clientes em fãs é uma longa jornada. Para se tornar um amante da sua marca, a experiência de quem compra precisa ser positiva e, de preferência, a expectativa precisa ser superada. Uma vez que a experiência foi boa, o cliente começa a interagir com a marca, tornando-se engajado.

Marca com propósito = fãs mais engajados

Clientes simplesmente compram produtos. Fãs compram propósito. E o propósito de uma marca é o seu principal legado. A sua marca pode reinventar os produtos ou serviços que oferece e, até mesmo, os preços que pratica. Mas se você tem fãs, eles te seguirão e continuarão com você, independentemente da mudança, pois o propósito permanece constante e acompanha qualquer transformação. Por isso, vale a pena investir em um propósito bem definido.

Saiba o que fazer

O primeiro passo para converter um cliente em fã é fidelizá-lo a longo prazo. Mas como? A equipe do portal E-commerce Brasil levantou quatro pontos principais a serem observados pelas marcas que desejam ter bem mais do que clientes:

  1. Consistência: seja consistente na qualidade, no atendimento, no propósito e naquilo que você promete ao cliente;

  2. Ofereça programas de personalização ou fidelidade para que ele tenha poder e opção de escolha, podendo fazer do seu próprio jeito;

  3. Construa conexão emocional a fim de melhorar a experiência e fazer com que o cliente se sinta importante;

  4. Reconheça: promova recompensas, descontos e ações promocionais. Aproveite para reconhecer aqueles que são fiéis com programas de fidelidade e incentivos.

Adquirir verdadeiros fãs da sua marca pode ser uma longa jornada.

Mas com essas dicas, começar a conquistá-los se tornará uma realidade. Experimente.

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