55 (47) 3241-0800

NOSSO BLOG

Todas as novidades em um só lugar

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: 10 TENDÊNCIAS PARA 2020

28 de fevereiro de 2020

Complexo e constantemente em mudança: assim podemos imaginar o comportamento humano. Com o surgimento de novas tecnologias, hábitos e costumes, monitorar as transformações de comportamento e entender como ele funciona e é moldado é tarefa fundamental das empresas na sua busca incessante pelo sucesso.

Junto à transformação da visão de mundo dos consumidores em geral, vieram os novos hábitos. Consumo consciente, empresas éticas, conveniência e personalização são alvos do consumidor moderno.

A Euromonitor International é uma empresa de pesquisa de mercado global que, por meio de seus estudos na área, trouxe um levantamento de algumas das mais importantes tendências que prometem moldar o comportamento do consumidor durante o ano de 2020. A pesquisa ainda traz informações sobre hábitos e decisões de compra. Veja a seguir.

1 – Além do humano: cada vez mais, os consumidores se adaptam ao relacionamento com inteligência artificial e robôs. Conforme o estudo, para Geração Alpha, que contempla os nascidos a partir de 2010, não há mais distinção entre mundo físico e digital. A tecnologia será tida como uma extensão da sua forma de enxergar o mundo.

2 – Mais conteúdo, menos tempo: conteúdo imediato e sem delongas; essa é a tendência apontada. Com mais tecnologia e mais acessibilidade, o consumidor espera encontrar informações com velocidade. Portanto, quem deverá se adaptar aos novos hábitos são as empresas.

3 – Personalização privada: até então, muitos se acostumaram a ter uma experiência personalizada em troca do compartilhamento dos seus dados com marcas. Porém, a experiência de compra se tornou tão importante para o consumidor que, agora, trata-se de uma exigência sem que haja a obrigação de que se pague o preço da falta de privacidade.

4 – Mais tempo em casa: novas casas multifuncionais facilitarão atividades rotineiras, como fazer compras, praticar exercícios e trabalhar, tudo isso com cada vez menos contato externo. Em 2020, essa tendência ganhará relevância.

5 – Inclusão: a inclusão será cada vez mais um tema em voga nas organizações. Consumidores esperam essa posição das marcas, inserindo-a nas suas estratégias, nos produtos e nos serviços ofertados.

6 – Produzir local, vender global: já ouviu falar sobre orgulho em manter as raízes? Essa tendência tem se consolidado crescentemente. O consumidor gosta da ideia de valorizar produtos elaborados localmente e esperam que as empresas os destaquem a fim de manterem sua identidade.

7 – Reciclagem: gerações mais jovens preocupam-se mais com sustentabilidade. Novos modelos de negócio, consumo ético, circularidade e reciclagem são tendências para o consumo nesse ano.

8 – Ar limpo: um ar livre de resíduos e com menos emissão de gases na atmosfera também é um requisito para o consumidor moderno.

9 – Mobilidade sem atrito: transporte flexível e personalizado é a bola da vez. A expectativa é que ele se adapte às necessidades dos consumidores, inclusive traçando rotas personalizadas para cada um.

10 – Bem-estar: a última tendência fala sobre a busca pelo bem-estar pessoal, uma aposta certeira sobre hábitos de consumo para 2020. Olhando mais para si mesmos, os consumidores devem diminuir o consumo de tabaco e álcool, por exemplo. Em contrapartida, crescerá a procura por produtos de cuidado pessoal.

Parece que estamos falando de um futuro distante? As tendências já são uma realidade em várias partes do mundo. Por isso, é preciso agir com velocidade para manter vantagens competitivas em relação aos demais players no mercado. Segundo a futurista Jaqueline Weigel, CEO da W Futurismo, “no passado, ser maior era a grande qualidade. Hoje, no entanto, a qualidade está em ser ágil e rápido em todos os sentidos. Estar atento é o mínimo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *