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DESIGN DE EMBALAGENS: VOCÊ POR DENTRO DO ASSUNTO

21 de fevereiro de 2020

Na embalagem, o design não tem a função exclusiva de deixá-la com uma “cara bonita”. Ele representa um dos canais de comunicação mais importantes da marca com o seu público, exercendo grande poder de impacto sobre ele.

Em um cenário altamente competitivo, a diferenciação por meio do design é fator chave para o sucesso de um produto. Dessa forma, podemos dizer que ele influencia, inclusive, no processo de venda.

A seguir, contamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que é o design de embalagens?

Uma embalagem é um invólucro cuja função é proteger um produto. O design, por sua vez, é aquilo que confere a ela forma e originalidade. É ele quem comunica a personalidade de uma marca a uma embalagem. Seja um pacote de salgadinhos, uma caixa de leite ou uma sacola personalizada, ele precisa ser funcional e, simultaneamente, preservar a identidade do produto.

Bem mais que um mero design

Um bom design de embalagem é aquele que aproveita a sua utilidade da melhor forma possível em todos os quesitos, otimizando seus benefícios. Veja alguns deles.

Informação: a embalagem carrega as principais informações sobre os produtos. Imagens, composição, informações nutricionais e conceituais são impressas com o objetivo de deixar o público a par daquilo que carrega.

Comunicação: olhar para uma embalagem e não enxergar nela nada além do óbvio é algo a ser evitado. Comece a percebê-la como uma forte peça de comunicação. Carregada por toda parte pelo cliente, ela tem alto potencial de disseminar marcas de forma espontânea. Dependendo do tipo, ainda pode ser reutilizada pelo consumidor. E o que isso significa? Que a sua marca tem grandes chances de ser propagada por meio da embalagem por mais de uma vez. Um estudo do professor Fábio Mestriner, em uma de suas obras sobre o assunto, aponta que uma sacola pode ser reutilizada até cinco vezes pelo cliente. Então, quanto mais reutilizada, mais divulgada ela será.

Diferencial competitivo: muitas vezes assumindo a responsabilidade de ser a única comunicação entre a marca e o cliente no ponto de venda, um bom design de embalagem oferece diferencial competitivo. Por isso, é fundamental que ele se destaque em relação à concorrência.

Aumento nas vendas: considerando um design informativo, que traduz a identidade da marca, se comunica bem com o público e tem um diferencial competitivo, a venda vem como consequência de todo esse processo. Quando se acerta no design, a atratividade do produto melhora. O resultado de uma pesquisa feita pela Confederação Nacional das Indústrias — CNI mostrou que 75% das empresas que investiram em design tiveram aumentos nas vendas.

E aí, viu como vale a pena investir? Cada tipo de embalagem pode comunicar algo diferente para cada público. Na hora de escolher, selecione uma embalagem que traduza bem a personalidade da sua marca.

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