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ESPECIAL DIA DA MULHER: O QUE AS MULHERES ESPERAM DAS MARCAS?

6 de março de 2020

Na Semana da Mulher, trazemos um post especial: quais atitudes as mulheres esperam das marcas modernas? Como as empresas podem atender e superar seus anseios? Como gerar mais conexão no relacionamento entre marcas e consumidoras?

Esses são desafios que as empresas atuais têm pela frente. Mulheres cada vez mais exigentes e participantes do universo de consumo querem ser mais ouvidas e atendidas conforme suas expectativas. E com a influência exercida sobre as decisões de compra e com o aumento da sua renda, devido à maior participação no mercado de trabalho, as estratégias de marca precisam formuladas e pensadas a partir do comportamento do público feminino. Veja a seguir.

Relação entre marcas e consumidoras

Para se ter uma ideia, a influência feminina é decisiva em 8 a cada 10 compras realizadas. Inclusive, elas são responsáveis por decidir em categorias nas quais não são o público, o que representa um desafio ainda maior para as empresas. No Brasil, dos R$ 1,972 trilhão de gastos anuais com bens e serviços, R$ 1,3 trilhão são decididos por mulheres, segundo a Sophia Mind, empresa especializada em pesquisas.

Apesar de muitas barreiras quebradas e mudanças nos últimos anos, ainda vemos mulheres que não conseguem enxergar a si mesmas nas ações promovidas pelas marcas. O que acontece é que elas não se sentem como personagens reais da história. E esta percepção se confirma: para Valkiria Garré, CEO da Kantar no Brasil, “o apagamento das mulheres na comunicação das empresas é algo histórico e cultural. As histórias delas muitas vezes foram perdidas, esquecidas ou intencionalmente excluídas. E, quando aparecem ou são mostradas, as mulheres não se enxergam ou apenas são colocadas como personagens secundários”. Uma pesquisa da Ad Reaction, de 2019, também mostrou que 76% das mulheres acreditam que a publicidade não as retrata com veracidade.

Afinal, o que as mulheres esperam?

Ser entendidas em todos os seus momentos. Mulheres compreendidas emocionalmente, satisfeitas consigo mesmas na forma de pensar e agir, além de terem suas opiniões ouvidas e levadas em consideração, estarão sempre propensas a uma boa experiência com as marcas que lhes proporcionam isso.

Então, onde está o segredo? Na mensagem verdadeira. As mulheres atuais querem ser compreendidas e ouvidas da forma como são. Elas estão interessadas em ouvir mais histórias reais e menos histórias “perfeitas” e, por conta disso, quase fictícias. Veracidade é o segredo para as ações das marcas.

Exemplos de campanhas bem avaliadas pelo público feminino são aquelas que as encorajam e incluem diferentes raças e tipos físicos, como as das marcas Always (#LikeAGirl), Pinup Girl e Dove.

Marcas e mulheres: gerando conexão

Valorizar a diversidade na abordagem, incluindo mais idades, profissões, etnias e histórias reais nas ações ajudam a gerar mais conexão entre marcas e mulheres. No estudo realizado pela Kantar, 62% das mulheres disseram que gostariam de ser mais representadas em situações reais do dia a dia. A pesquisa ainda mostrou que, para 60% dos entrevistados, os setores de beleza e moda são os maiores responsáveis por motivar a igualdade entre homens e mulheres. Em contrapartida, quando se fala em automóveis e cervejas, 45% dos respondentes acreditam que ainda não há igualdade entre os gêneros.

O público feminino é bastante específico e tem se consolidado cada vez mais fortemente. Por isso, conhecer seus anseios e adotar valores como veracidade, criatividade e flexibilidade só terão a gerar conexões fortes no relacionamento marcas x mulheres.

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