55 (47) 3241-0800

NOSSO BLOG

Todas as novidades em um só lugar

HOME OFFICE: DICAS PARA VOCÊ TRABALHAR EM CASA

17 de abril de 2020

Com origem no inglês, “home office” é um espaço de trabalho adaptado dentro de casa, podendo ser um escritório ou outro cômodo. No Brasil, a expressão “fazer home office” virou sinônimo de trabalhar em casa.

Em função da situação de distanciamento social que estamos vivendo, muitos estão trabalhando remotamente, em um formato de home office temporário.

Por isso, elaboramos este guia com dicas valiosas para otimizar sua rotina de trabalho em casa. Confira:

1 – Defina um espaço exclusivamente destinado ao trabalho

Como nem todos têm um escritório dentro de casa, é importante definir um local em que você consegue se concentrar, longe do barulho. Pode ser uma mesa ou um cômodo específico.

2 – Adapte-o para trabalhar

Possivelmente, será necessário fazer algumas mudanças no ambiente. Tomadas, extensões, mesa, luz suficiente e cadeira ajudarão na preparação do ambiente.

Durante o dia, a iluminação natural é a melhor opção.

Além disso, opte pela conexão de Internet via cabo, caso tenha, ligando diretamente o modem ao seu notebook. Com isso, o sistema Wi-Fi pode diminuir a eficiência da conexão. E lembre-se: a rede da empresa é diferente da rede doméstica.

Curiosidade: paredes e roupas em cores sólidas podem ajudar a resolver o gargalo de transmissão de Internet, já que roupas coloridas consomem banda.

3 – Crie uma rotina padrão

Estabeleça uma rotina diária e padrão, com início, meio e fim. Entenda que, por mais que você está em casa, ainda existe a “jornada de trabalho”, onde o mais difícil pode ser o término. Lembre-se: no outro dia você dará continuidade ao desenvolvimento das atividades.

Mesmo que não tenha que sair de casa e dirigir-se até a empresa, continue acordando no horário “normal” do início do expediente. 

Outra dica é tirar a roupa de ficar em casa e vestir a roupa do trabalho. Não precisa ser necessariamente o uniforme da empresa, mas uma mudança no “look” pode ajudar o cérebro a entender que é hora de trabalhar.

4 – Converse com a família

Comunique seus familiares que, mesmo estando em casa, você está trabalhando e precisa concentração para desenvolver suas atividades.

Se você tem crianças em casa, também é importante pedir ajuda para cuidar enquanto trabalha, se for possível.

5 – Mantenha uma boa postura

Ao adaptar seu ambiente, procure por uma mesa, cadeira e suportes que promovam a melhor ergonomia possível durante o expediente. Isso se refletirá no seu desempenho.

O ideal é que os pés permaneçam sempre apoiados no chão. Caso você tenha baixa estatura, procure usar apoio para os pés. Não tem? Caixas de sapato podem resolver seu problema.

6 – Mantenha a organização

A desordem pode tornar o ambiente home office caótico, influenciando no seu desempenho. Mantenha à vista somente aquilo que realmente necessita para trabalhar.

7 – Evite distrações

Evite aquilo que pode atrapalhar seu rendimento, como TV e rádio, por exemplo.

8 – Faça pequenas pausas

Ficar sentado o dia todo, vidrado no computador, pode se tornar um pouco maçante. Aproveite para fazer pequenas pausas para hidratar-se e fazer algum alongamento, por exemplo.

Além disso, comer qualquer coisa fora de hora frequentemente, enquanto trabalha, pode afetar sua saúde e seu desempenho. Aproveite para fazer refeições saudáveis e regradas nos horários de intervalo.

9 – Faça reuniões online

Aproveite as diversas ferramentas oferecidas para estar em contato com os colegas. As reuniões não precisam ser canceladas, elas podem ser substituídas por versões online.

10 – Em caso de ausência

Se precisar ausentar-se por determinado tempo, é interessante levar o celular. Em caso de qualquer interação, você será notificado.

Boas práticas de videoconferência

Reuniões online são consequência do trabalho home office.

A seguir, também separamos dicas para melhorar a comunicação nessas ocasiões.

1 – Verifique se a câmera e os microfones estão funcionando corretamente.

2 – Entre na conferência com o áudio mudo e ative-o somente na hora de falar. É importante que somente quem está falando permanece com o microfone ligado.

3 – Desative o autoajuste de volume durante a reunião. Quando a configuração permanece ativa, o som tende a oscilar muito.

4 – Antes de iniciar, mantenha todos os sistemas abertos. Em função da conexão VPN, o tempo para abrir o sistema é mais elevado do que quando estamos dentro da rede da empresa.

5 – Está usando o WhatsApp Web? Desabilite o áudio para receber mensagens. Assim, ele não será ouvido pelos demais durante a conferência.

Dica final: você é gestor? Mantenha-se presente na rotina da sua equipe para dá-la suporte, ainda que esteja em home office. Direcionamentos, apoio, materiais para organizar as tarefas do dia a dia e acompanhamento de atividades e desenvolvimento de tarefas serão bem-vindos.

Por fim, encerramos este post com o depoimento do Tiago Damilano, colaborador da Printbag atuante em home office fixo:

“O reflexo do trabalho home office, seja o fixo ou o temporário, trará boas reflexões e aprendizados às pessoas, especialmente o autoconhecimento.

Alguns se sentirão desamparados por estarem longe dos colegas, distantes fisicamente do convívio diário. Outros descobrirão que seu rendimento melhorou exatamente pela ausência de conversas desnecessárias.

Não há certo ou errado, pois cada um reagirá conforme sua personalidade.

Porque, por um lado, somos seres humanos e é de nossa essência a comunicação e a interação com os outros. Somos seres sociais.

Por outro lado, a solitude é um ótimo convite para o desenvolvimento do foco e da determinação”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *