Vivendo em uma era com milhares de marcas competindo pela escolha do consumidor, encontrar uma forma de tornar a sua empresa relevante e atrativa para ele é uma missão desafiadora.
A busca pela experiência
Não é à toa que a busca pela experiência tem crescido muito nos últimos tempos. A Salesforce, uma das mais conhecidas empresas de CRM do mundo, divulgou em um de seus estudos que 89% dos consumidores brasileiros consideram a experiência tão ou mais importante do que o próprio produto em si. Afinal, a experiência que um consumidor teve com uma marca, seja ela boa ou ruim, dita como todo o restante do processo funcionará.
Experiência como diferencial
É nesse momento que o marketing de experiência pode ser um diferencial nas estratégias do seu negócio. Seu objetivo é tornar uma marca relevante para seus clientes a partir de interações e experiências a serem desenvolvidas com ele. Fazer marketing de experiência é usar a emoção dos clientes para conquistar, engajar e fidelizar, percebendo que, hoje, o produto não consegue mais ser o único protagonista da jornada.
Assim, alcançar um bom nível de relacionamento com os seus clientes é mais importante num primeiro momento do que fazer com que eles simplesmente adquiram seu produto ou serviço.
Para começar
Antes de começar a pensar em estratégias de experiência, é preciso ter consciência de que o cliente é o principal ativo da empresa. Logo, tudo gira em torno dele. Em um segundo momento, é necessário entender que o marketing de experiência gira em torno da verdade, da vontade e do valor.
Verdade
Para gerar uma experiência positiva, é preciso contar histórias reais que façam sentido para o cliente. Por isso, prometa aquilo que você pode cumprir e entregar.
Vontade
A verdade, se bem abordada, consegue criar no consumidor a vontade de se relacionar com a marca. Lembrete: fazer com que ele se relacione com a sua marca é essencial para que a compra aconteça nas demais etapas.
Valor
É a percepção dos clientes em relação à experiência e à conexão criadas com a marca.
Pergunte-se: qual experiência seu cliente quer ter com a sua marca? A partir daí, busque conhecê-lo a fundo para criar ações assertivas, baseadas na experiência que ele quer ter. Veja alguns exemplos que podem ser despertados no consumidor.
Percepção: é possível usar os 5 sentidos ou, até mesmo, mesclá-los. Pode ser uma experiência voltada à visão de algo diferente e uso de cheiros ou sons marcantes, por exemplo.
Sentimento: quando uma marca provoca, a partir da experiência, a emoção no consumidor.
Pensamento: quando o consumidor é envolvido na resolução do desafio proposto na ação.
Relacionamento: acontece quando há identificação entre cliente e marca. Entender que ele vem antes do processo de compra é essencial.
Promovendo ações que visam a experiência dos seus consumidores, ao final, você terá investido em diferenciação, engajamento, divulgação e relacionamentos mais fortes com a sua marca.