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Na era da experiência: descubra como tornar sua marca mais relevante para seus clientes

19 de novembro de 2019

Vivendo em uma era com milhares de marcas competindo pela escolha do consumidor, encontrar uma forma de tornar a sua empresa relevante e atrativa para ele é uma missão desafiadora.

A busca pela experiência

Não é à toa que a busca pela experiência tem crescido muito nos últimos tempos. A Salesforce, uma das mais conhecidas empresas de CRM do mundo, divulgou em um de seus estudos que 89% dos consumidores brasileiros consideram a experiência tão ou mais importante do que o próprio produto em si. Afinal, a experiência que um consumidor teve com uma marca, seja ela boa ou ruim, dita como todo o restante do processo funcionará.

Experiência como diferencial

É nesse momento que o marketing de experiência pode ser um diferencial nas estratégias do seu negócio. Seu objetivo é tornar uma marca relevante para seus clientes a partir de interações e experiências a serem desenvolvidas com ele. Fazer marketing de experiência é usar a emoção dos clientes para conquistar, engajar e fidelizar, percebendo que, hoje, o produto não consegue mais ser o único protagonista da jornada.

Assim, alcançar um bom nível de relacionamento com os seus clientes é mais importante num primeiro momento do que fazer com que eles simplesmente adquiram seu produto ou serviço.

Para começar

Antes de começar a pensar em estratégias de experiência, é preciso ter consciência de que o cliente é o principal ativo da empresa. Logo, tudo gira em torno dele. Em um segundo momento, é necessário entender que o marketing de experiência gira em torno da verdade, da vontade e do valor.

Verdade

Para gerar uma experiência positiva, é preciso contar histórias reais que façam sentido para o cliente. Por isso, prometa aquilo que você pode cumprir e entregar.

Vontade

A verdade, se bem abordada, consegue criar no consumidor a vontade de se relacionar com a marca. Lembrete: fazer com que ele se relacione com a sua marca é essencial para que a compra aconteça nas demais etapas.

Valor

É a percepção dos clientes em relação à experiência e à conexão criadas com a marca.

Pergunte-se: qual experiência seu cliente quer ter com a sua marca? A partir daí, busque conhecê-lo a fundo para criar ações assertivas, baseadas na experiência que ele quer ter. Veja alguns exemplos que podem ser despertados no consumidor.

Percepção: é possível usar os 5 sentidos ou, até mesmo, mesclá-los. Pode ser uma experiência voltada à visão de algo diferente e uso de cheiros ou sons marcantes, por exemplo.

Sentimento: quando uma marca provoca, a partir da experiência, a emoção no consumidor.

Pensamento: quando o consumidor é envolvido na resolução do desafio proposto na ação.

Relacionamento: acontece quando há identificação entre cliente e marca. Entender que ele vem antes do processo de compra é essencial.

Promovendo ações que visam a experiência dos seus consumidores, ao final, você terá investido em diferenciação, engajamento, divulgação e relacionamentos mais fortes com a sua marca.

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