55 (47) 3241-0800

NOSSO BLOG

Todas as novidades em um só lugar

Políticas de qualidade e meio ambiente: saiba por que elas são essenciais para as empresas modernas

11 de outubro de 2019

Sustentabilidade: realidade comum a todos

Impacto ambiental, sustentabilidade e responsabilidade. Estes não são termos novos para as empresas, já que têm sido muito discutidos e considerados antes das grandes tomadas de decisão. Por isso, ignorá-los não compete mais ao presente. A realidade das empresas modernas é, cada vez mais, o avanço nessas discussões e no desenvolvimento de ações sustentáveis que buscam a própria integridade, além da do planeta.

Somos todos responsáveis

Você pensa que essa deve ser uma preocupação restrita às “grandes” companhias? A resposta é não. Essa preocupação não tem restrição, nem dono ou segmento específicos. A verdade é que os grandes responsáveis por pensar e agir de forma sustentável são todos os que atuam nos diferentes tipos de empreendimento. Pequenas, médias e grandes empresas, sejam elas comércios, indústrias ou qualquer tipo de instituição, independentemente do ramo de atuação, podem – e devem – fomentar essas discussões.

Por onde começar?

Caso a sustentabilidade ainda soe grego para você, saiba que ela pode ser mais simples do que pensa. E não começa com ações super complexas. O ideal é iniciar desenvolvendo uma política interna de meio ambiente ou de qualidade para a sua empresa, que nada mais é do que um material que descreverá como ela se posiciona diante do assunto, quais seus objetivos em relação ao tema, as principais orientações a serem seguidas e, ainda, quais ações praticadas ajudarão a colaborar com a manutenção dessa política.

Políticas de meio ambiente e qualidade

A política de meio ambiente, por exemplo, contém os direcionamentos e ações que buscam preservar o meio ambiente e causar o menor impacto ambiental possível. Já a política de qualidade, por sua vez, orienta sobre o funcionamento do sistema de gestão da qualidade adotado pela companhia, estabelecendo os requisitos que asseguram a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. O objetivo de ambas é ser uma base documental a fim de deixar os interessados cientes a respeito do posicionamento da empresa diante dessas questões.

Printbag: meio ambiente e qualidade em pauta

Aqui na Printbag, desenvolvemos ambas as políticas. Na política de meio ambiente, constam nossas diretrizes e os compromissos que buscam a melhoria contínua da empresa, pautada na sustentabilidade. Já na de qualidade, falamos sobre nosso Sistema de Gestão da Qualidade, procedimentos, ações preventivas e tratativas em casos de reclamação de clientes.

Que tal começar a pensar em desenvolver esses conceitos dentro da sua empresa também? Ter políticas claras facilitam a comunicação entre empresa e cliente, oferecem a possibilidade de consulta a qualquer tempo e são muito práticas, pois compilam orientações fundamentais em um único material que pode ficar ao alcance de todos. Além disso, o principal: desenvolvê-las demonstra o zelo da companhia em cuidar da sustentabilidade do próprio negócio e do planeta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *