55 (47) 3241-0800

NOSSO BLOG

Todas as novidades em um só lugar

Semana Nacional do Meio Ambiente: pratique a cultura dos 5 Rs na sua rotina

6 de junho de 2019

No dia 05/06, celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data faz o mundo inteiro refletir sobre a consciência ambiental e, por isso, vamos falar sobre um tema que tem papel fundamental no desenvolvimento da sustentabilidade no planeta: a cultura dos 5 Rs.

A origem da cultura

Com o objetivo de ampliar as práticas que visam preservar o meio ambiente e pensando que cuidar do planeta vai muito além de destinar resíduos corretamente, foi instituída a cultura dos 5 Rs. Trata-se de um projeto educativo que visa transformar hábitos rotineiros da sociedade. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a política prevê a redução do consumo e o reaproveitamento de materiais.

Os 5 Rs

É importante lembrar que, muito antes de começar a pensar na geração de resíduos, é preciso olhar para a causa raiz: a fonte que os gera. Questionar-se se vale a pena produzir resíduos é o primeiro passo para aderir à mentalidade. Por isso, cada um dos Rs foi criado pensando em educar a sociedade desde o princípio, quando ainda está pensando em adquirir ou produzir algo. A seguir, vamos mostrar como aderir à política na prática do seu dia a dia.

Reduzir

Para reduzir, você deve se perguntar: é necessário adquirir esse produto ou serviço? O que eu posso fazer para evitar o desperdício? Avalie se você consegue diminuir a quantidade de resíduos que gera e se realmente precisa substituir algo que já tem por um item novo. Muitas vezes, é possível trocar ao invés de comprar.

Repensar

O segundo R pode ser o mais desafiante de todos. Repensar exige parar e avaliar o que está fazendo, o que é difícil quando estamos no piloto automático, agindo sem prestarmos atenção nos nossos hábitos. Procure fazer um esforço e pare para refletir consigo: o que posso mudar na minha rotina? Consigo fazer uma lista de compras somente com os itens necessários e ser fiel a ela, sem exceder o que foi planejado? Como posso incentivar o consumo responsável dentro de casa? Preciso realmente comprar algo novo?

Reutilizar

O terceiro R está baseado na seguinte pergunta: esse lixo é lixo mesmo? Parece besteira, mas algumas coisas que jogamos fora só vão parar no lixo por se tratarem de velhos hábitos. Se pararmos para pensar, muita coisa pode ser reutilizada ou, até mesmo, ser modificada e ter a sua utilidade transformada. Basta questionar-se como é possível reaproveitar. E lembre-se: se não for útil para você, pode ser para outra pessoa.

Reciclar

O quarto R tem muito a ver com o anterior. Olhando para algo que seria descartado, pense: esse lixo pode ser transformado em algo útil? Caso sim, pense se o processo pode ajudar a gerar empregos, economizar energia e até diminuir a exploração de recursos naturais. Vale a pensa refletir se realmente precisa ser descartado.

Recusar

O quinto R também não é uma missão fácil. Recusar, logo no princípio, é uma atitude que evita prejudicar o meio ambiente no final do processo. Você pode se perguntar: preciso de tantas sacolas plásticas assim? Preciso utilizar copos descartáveis ou mais do que 2 papéis toalha para enxugar as mãos? Produtos de procedência duvidosa, que não são amigos do meio ambiente, podem ser evitados por mim?

#Ficaadica

Essa é a cultura dos 5 Rs na prática. Vale lembrar que também fala-se inclusive em 3, 4 e, até mesmo, nos 7 Rs da sustentabilidade. Independentemente do número, o que vale é o recado que a mentalidade está passando para toda a sociedade de consumidores. Mudanças de hábito são um processo difícil. Porém, são necessárias para a preservação da nossa casa, o nosso planeta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *