Nosso CD, situado em Camboriú/SC, tornou-se autossustentável recentemente. A estrutura recebeu altos investimentos para a instalação de um sistema fotovoltaico a partir da energia solar. Entenda a seguir.
Contextualizando: gás carbônico e efeito estufa
O gás carbônico (CO2) faz parte do nosso dia a dia. Sua emissão por meio de veículos e da queima de combustíveis fósseis, por exemplo, associada à emissão de gases como o metano e o monóxido de carbono, intensifica o quadro mundial de efeito estufa. A soma desse impacto, gerada por todos os gases liberados em uma atividade, é representada pelo CO2 equivalente (CO2e).
Funcionamento do sistema
O objetivo da instalação do sistema fotovoltaico é neutralizar o carbono.
Aqui no Brasil, 98,3% da energia elétrica consumida é proveniente do Sistema Interligado Nacional (SIN). Esse consumo apresenta um impacto ambiental que pode ser mensurado por meio dos fatores de emissão de CO2.
O sistema fotovoltaico, no contexto da geração distribuída de energia elétrica, faz com que a unidade consumidora gere a sua própria energia. Dessa forma, funciona ora fornecendo energia, ora consumindo-a. Em geral, impacta no consumo porque evita ou diminui o consumo do SIN.
O cálculo da quantidade de CO2 evitada por uma instalação fotovoltaica considera a energia elétrica gerada em um período de tempo e o fator de emissão médio de CO2 do SIN nesse mesmo período. Mesmo sendo encarado precipitadamente como um projeto intangível, é possível comparar seus resultados relacionando a quantidade de emissão de CO2 a equivalências de sustentabilidade ambiental, que comprovam a eficiência do sistema.
Autossustentabilidade na Printbag
Pensando em dar um grande salto na sustentabilidade e potencializar ações que reduzam o impacto ambiental, a Printbag Embalagens viu no sistema fotovoltaico um projeto benéfico para a empresa, para o meio ambiente e para a comunidade.
O Centro de Distribuição da indústria é a estrutura responsável por realizar os despachos de todos os itens produzidos que serão entregues em todo o território nacional. Com capacidade de armazenamento de mais de 12 milhões de embalagens, o objetivo da instalação do projeto é gerar energia limpa e renovável a custo zero, após o investimento inicial, tornando o CD autossustentável.
Gerando energia a partir da captação de radiação solar via placas fotovoltaicas, o sistema passa a alimentar toda a estrutura do centro.
A estimativa de retorno do investimento é de 4 a 5 anos, e a própria geração pagará o investimento realizado. Após esse período, haverá somente o custo de despesas fixas da central elétrica do estado.
A busca por sermos corretos ambientalmente, justos socialmente e viáveis economicamente faz parte dos nossos valores. Para conferir outras ações de responsabilidade socioambiental, acesse aqui.
Referência técnica: Tek Energy