55 (47) 3241-0800

NOSSO BLOG

Todas as novidades em um só lugar

EMBALAGEM PODE INFLUENCIAR DECISÃO DE COMPRA

3 de maio de 2019

Segundo pesquisa da Two Sides Brasil, o tipo da embalagem utilizada por uma marca pode ser decisivo na hora de levar um produto para casa. Saiba por quê.

Sobre a pesquisa

A Two Sides Brasil é uma ONG atuante em países de cinco continentes que tem como objetivo promover a produção e o uso responsável da impressão e do papel, trazendo temas voltados ao mercado de produtos impressos. Recentemente, a organização divulgou uma pesquisa realizada com 400 consumidores que aborda a influência das embalagens na decisão de compra.

De acordo com os dados levantados, em cerca de 99% dos casos ela influencia nesse processo com maior ou menor frequência. Dos entrevistados, quase 42% afirmaram que a influência é frequente. E é justamente esse fator que tem motivado a indústria a investir de forma crescente para aperfeiçoar cada vez mais os produtos ofertados, em vista do poder apresentado pelas embalagens na decisão do consumidor.

Atributos que mais influenciam

Segundo os entrevistados, os aspectos que mais influenciam na compra são a capacidade de proteção do produto, as informações que trazem e a facilidade de abertura e fechamento. Além disso, o destaque vai para o tamanho, a aparência e a elaboração.

Os dados também evidenciaram os materiais utilizados na produção de embalagens que mais agradam o consumidor: capacidade de proteção, aumento da durabilidade, peso, praticidade, aparência e possibilidade de reciclagem ou reutilização, além de menor impacto ambiental causado. Os resultados revelam: 4 em cada 10 entrevistados preferem o papel. O plástico, por sua vez, foi apontado como o material menos amigável ao meio ambiente.

Sustentabilidade também interessa

A pesquisa também mostrou que outra preocupação é em relação aos resíduos gerados pelas embalagens e seu processo de reciclagem. O público, quando questionado, afirmou que as embalagens com maior índice de descarte incluem pacotes de cigarro, copos de café e sacolas plásticas. Por outro lado, com um dos menores índices de descarte, foram apontadas as sacolas de papel.

Para a Two Sides, “o papel, por ser proveniente de árvores plantadas e gerenciadas de forma sustentável, é um meio de comunicação excepcionalmente poderoso, de fonte renovável, reciclável e biodegradável.”

Sacola de papel: reutilização torna-se investimento

O professor Fábio Mestriner fundamenta, na obra Design de Embalagem – Curso Avançado, que uma sacola de papel pode ser reutilizada até cinco vezes pelo consumidor. Essa reutilização é motivada pelos aspectos destacados acima, vistos como positivos por quem consome. E, no final da história, quem sai ganhando é o lojista.

Mais do que um investimento em aparência e praticidade, a sacola de papel é um investimento em marketing que valoriza tanto a sua marca quanto o seu público. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *